Quando apresentar um projeto ao CEP ?

1. Quando um projeto deve ser encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa?

Todo e qualquer projeto de pesquisa, que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme definido na Resolução 466/12. Incluem os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas, educacionais e epidemiológicas, por exemplo. Isto inclui aplicação de questionários, entrevistas, etc. As pesquisas que envolvam apenas animais devem ser submetidas à apreciação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA);www.ceua.ufsc.br;.

2. Posso encaminhar meu projeto de dissertação de mestrado ou de tese de doutorado para o CEP antes da qualificação, visando otimizar tempo?

Sim, desde que a coleta de dados esteja prevista para antes da banca de qualificação. Sugerimos que os projetos que não prevejam coleta de dados antes da qualificação devam ser primeiramente qualificados, para depois serem encaminhados para o CEP, pois na qualificação o projeto pode sofrer alterações.

3. Eu não sabia que o meu Projeto tinha de ser enviado ao CEP. Posso enviá-lo depois de ter iniciado a pesquisa?

Não. O CEPSH não analisa projetos que já tenham iniciado a coleta de informações ou de dados.

4. Posso enviar meu Projeto para ser apreciado pelo CEPSH, se a pesquisa não tiver vínculo com a UFSC?

Sim, atendendo aos seguintes pré-requisitos: desde que a coleta de dados seja feita na UFSC ou HU (a UFSC será coparticipante) ; ou em outras instituições da cidade de Florianópolis onde não existam CEPs cadastrados junto a CONEP. Atendendo a estas premissas, analisamos projetos designados pela CONEP via Plataforma Brasil.

5. Se o meu Projeto for aprovado pelo CEP de outra instituição, e for aplicado também na UFSC, o Projeto terá de ser apreciado também pelo CEPSH/UFSC?

Se você tem vínculo institucional com a UFSC/HU, e seu projeto está sendo proposto a partir da UFSC (instituição proponente), seu projeto deve ser analisado primeiramente pelo CEP-UFSC . Se você tem vínculo com outra instituição mas pretende coletar dados na UFSC/HU (instituição coparticipante), após apreciação pelo CEP da instituição proponente, será encaminhado automaticamente para o CEPSH-UFSC via Plataforma Brasil.