Submissão de Novos Projetos

1º ETAPA – CADASTRO DE PESQUISADORES

No sistema da Plataforma Brasil TODOS os integrantes da pesquisa (orientador/coordenador e orientandos/equipe de pesquisa)  deverão ter cadastro no sistema. (este é um sistema novo – sem vinculação com o sistema on-line antigo do CEPSH-UFSC –  e portanto todos os pesquisadores deverão se cadastrar).

O cadastro deverá ser feito de uma só vez e só poderá ser concluído com os documentos abaixo:

  1. Cópia digitalizada de um documento de identidade com foto para ser submetido ao sistema (recomenda-se o formato  ‘PDF’). As imagens digitalizadas deverão ser anexadas quando da realização do cadastro. O não envio do documento provoca a não efetivação do cadastro.
  2.  Também será necessário o envio do seu currículo vitae em formato doc, docx, odt e pdf  ou o preenchimento do link do currículo lattes.
  3. O email será seu login de acesso e pelo qual receberá o andamento de suas pesquisas, portanto escolha com atenção.

Para se cadastrar no sistema, selecione “cadastre-se”: www.saude.gov.br/plataformabrasil

Manuais de orientação do Sistema Plataforma Brasil:  www.saude.gov.br/plataformabrasil

OBS: No item de preenchimento do cadastro “ Deseja vincular alguma Instituição de pesquisa? “, se você for professor/técnico ou estudante da UFSC, adicioná-la como instituição da qual faz parte.

2º ETAPA – CADASTRO DE UMA NOVA PESQUISA

1) O CADASTRO INICIAL DA PESQUISA DEVE SER FEITO PELO ORIENTADOR/COORDENADOR DA PESQUISA. Após o cadastro das informações preliminares da pesquisa, o orientador/coordenador poderá DELEGAR O PREENCHIMENTO PARA UM ASSISTENTE (desde que já tenha cadastro na mesma plataforma). Se for delegar o preenchimento para o orientando, preencher o nome dele no item “assistente” e também como “equipe da pesquisa”.

2) O cadastro da nova pesquisa poderá ser feito aos poucos, bastando clicar em “salvar/sair” para continuar o preenchimento em outro momento.

3) Após o preenchimento, o sistema gerará o documento “Folha de Rosto” na Plataforma Brasil, que deverá ser impresso, assinado pelo orientador/coordenador e pela “instituição proponente” da pesquisa. Após colher as assinaturas o documento deve ser digitalizado e anexado na Plataforma.

  • Pesquisador Responsável: Deve ser assinado pelo orientador ou coordenador do projeto;
  • Instituição Proponente: Instituição que o pesquisador responsável tem vínculo funcional (UFSC) – Assinado e carimbado pelo responsável institucional (coordenador do curso ou chefe de departamento).

Obs: Se for um TCC, quem assinará pela instituição proponente é o coordenador do curso de graduação, se for uma pós-graduação será o coordenador da pós-graduação. (não deve ser assinada por nenhum dos pesquisadores);

 

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA SUBMISSÃO (anexados em .doc, .pdf ou .jpg):

1) Folha de rosto com as assinaturas;

2) Declaração da instituição – Resolução CNS 466/12 (clique aqui) da coleta de dados anexada (se for o caso)

     Declaração da instituição – Resolução CNS 510/16 (clique aqui) da coleta de dados anexada (se for o caso)

De ciência e parecer da(s) instituição(ões) onde será feita a coleta de dados – Assinada e carimbada pelo responsável da instituição (não deve ser assinada por nenhum dos pesquisadores);

3) Projeto de pesquisa;

4) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (clique aqui) anexado (orientações para o termo de consentimento livre e esclarecido baseadas na Res. 466/12);

Antes de elaborar o TCLE, leia atentamente a Resolução 466/12 e a Resolução 510/16, e verifique qual delas é a mais adequada para o seu projeto de pesquisa.

5) Instrumentos de pesquisa – questionário, roteiro de entrevista, etc (se for o caso);

Todo o trâmite é online.
Não existe prazo de envio de projetos, e o CEPSH-UFSC, após realizar a triagem da documentação e aceitar o projeto, terá o prazo de até 30 dias para emitir o primeiro parecer.

Os pesquisadores receberão e-mails automáticos (enviados pela Plataforma Brasil) com  informações sobre o andamento de seu projeto. Também poderão a qualquer momento consultar informações na página da Plataforma Brasil.